Se você estiver recebendo erros de “muitas conexões” no MySQL, poderá alterar a configuração max_connections para permitir mais conexões, supondo que você tenha RAM suficiente para lidar com o número aumentado. Este post mostra como atualizar a configuração max_connections no MySQL.
A configuração padrão para max_connections é 100. Você pode ver qual é a configuração atual executando o seguinte comando SQL na ferramenta de linha de comando MySQL , phpMyAdmin ou em uma ferramenta semelhante:
show variables like "max_connections";
Isso retornará um conjunto de resultados como este, mostrando qual é a sua configuração máxima de conexões atuais:
+-----------------+-------+ | Variable_name | Value | +-----------------+-------+ | max_connections | 100 | +-----------------+-------+
Você pode alterar a configuração para, por exemplo, 200, emitindo o seguinte comando sem ter que reiniciar o servidor MySQL (obviamente, ele só funcionará se o usuário que você fez login tiver permissões suficientes para fazer isso):
set global max_connections = 200;
Isso entrará em vigor imediatamente, mas será esquecido na próxima vez que o MySQL for reiniciado. Para tornar a alteração permanente, você precisa editar o arquivo de configuração my.cnf. No CentOS, RedHat e distribuições similares, isso está em /etc/my.cnf; outras distribuições irão armazená-lo em outro lugar.
Sob a seção [mysqld], adicione a seguinte configuração:
max_connections = 200
Agora, quando você reiniciar o MySQL na próxima vez, ele usará essa configuração em vez da padrão.
Observe que aumentar o número de conexões que podem ser feitas aumentará a quantidade potencial de RAM necessária para a execução do MySQL. Aumente a configuração max_connections com cuidado!