Um tutorial rápido explicando como fazer uma atualização perfeita de uma versão anterior do MariaDB 10 para o MariaDB 10.3 mantendo todos os bancos de dados existentes intactos
Já faz um tempo desde que o MariaDB 10.3 foi lançado, trazendo seu impressionante pacote de mudanças, melhorias e novos recursos – mais notavelmente, tabelas e Sequências com versão do sistema . Se você encontrou este post no Google, há uma grande chance de você querer atualizar sua versão anterior do MariaDB e aproveitar esses novos recursos incríveis.
Neste artigo, veremos como podemos atualizar com segurança qualquer instância MariaDB 10.0, 10.1 ou 10.2 existente com o novo MariaDB 10.3 – mais especificamente, MariaDB 10.3.13-GA , que foi lançado em 2018-07-03 e é a versão estável mais recente a partir de hoje. As etapas abaixo foram testadas em uma máquina Linux CentOS 7, mas podem ser usadas – ou ligeiramente adaptadas substituindo yum por apt-get – com a maioria das distribuições Linux.
#1: Faça um backup completo
A primeira coisa a fazer é realizar um backup completo de toda a instância do servidor MariaDB. Para fazer isso, sugiro fortemente que você leia este tutorial de backup do MySQL/MariaDB usando a ferramenta de linha de comando gratuita mysqldump . Em palavras muito curtas, aqui está o one-liner :
1
|
# mysqldump -u db_root_user -p -x -A > /bak/db_backup.sql
|
Se tudo correr bem, você não precisará desse backup: no entanto, como estamos realizando uma atualização de banco de dados aqui, é melhor prevenir do que remediar.
#2: Desligue o serviço MariaDB existente
A próxima coisa a fazer é desligar o servidor MariaDB existente. Isso pode ser feito com o seguinte comando:
1
|
# sudo systemctl stop mariadb
|
#3: Desinstale a versão antiga do MariaDB
Esta etapa pode parecer assustadora, mas não se preocupe: seus bancos de dados existentes e seu arquivo my.cnf atual não serão excluídos, apenas os binários serão.
1
|
# sudo yum remove mariadb mariadb-server
|
#4: Configure o repositório MariaDB 10.3
Assim que a instância anterior do MariaDB desaparecer, precisamos instalar a nova versão: para isso, precisamos informar à nossa máquina Linux onde encontrar os binários atualizados. Se você estiver usando CentOS, RHEL ou outra distribuição baseada em yum , poderá fazer isso facilmente criando um novo arquivo MariaDB10.repo na pasta /etc/yum.repos.d/ e preenchendo-o com o seguinte conteúdo:
1
2
3
4
5
6
7
|
# MariaDB 10.3 CentOS repository list
# http://downloads.mariadb.org/mariadb/repositories/
[mariadb]
name = MariaDB
baseurl = http://yum.mariadb.org/10.3/centos7–amd64
gpgkey=https://yum.mariadb.org/RPM–GPG–KEY–MariaDB
gpgcheck=1
|
Caso você já tenha um MariaDB.repo , MariaDB10.repo ou algum outro arquivo .repo apontando para os binários antigos, você também pode atualizá-lo com os novos URIs 10.3.
#5: Instale a nova compilação do MariaDB 10.3
Agora que o yum encontrará os novos binários, podemos continuar instalando o novo servidor MariaDB com o seguinte comando:
1
|
# sudo yum install mariadb mariadb-server
|
Isso instalará o cliente e o servidor.
#6: Inicie e habilite o novo serviço MariaDB
Quando o trabalho de instalação estiver concluído, você poderá reiniciar e habilitar o novo servidor MariaDB com os seguintes comandos:
1
2
|
# sudo systemctl start mariadb
# sudo systemctl enable mariadb
|
#7: Atualize seus bancos de dados existentes
Por último, mas não menos importante, você precisa executar o comando mysql_upgrade para atualizar as tabelas de permissões no banco de dados mysql com alguns novos campos:
1
|
# sudo mysql_upgrade
|
Este comando também realizará uma verificação muito rápida de todas as tabelas e as marcará como compatíveis com o MariaDB 10.3.
Conclusão
É isso: espero sinceramente que este pequeno tutorial o ajude a atualizar para o MariaDB 10.3 e aproveite seus novos recursos interessantes!